ALFABETIZAÇÃO
Por uma formação de
sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica
Ana Maria Louzada
Dessa forma,
necessário se faz rever as Políticas de Alfabetização que vêm sendo
implementadas. É urgente a necessidade de reorganização das Diretrizes Curriculares
e consequentemente a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, com vistas ao
redimensionamento da concepção de currículo, alfabetização, criança, ensino
aprendizagem, leitura, produção de textos, etc.
É chegada a
hora de refletir sobre os motivos pelas quais as crianças não estão aprendendo
a ler e a produzir textos. Isso porque as crianças precisam ter garantidos o
direito de serem alfabetizadas. As crianças precisam aprender a ler a sua
história, o seu cotidiano, enfim, o contexto social, cultural, histórico,
político, econômico e ideológico em que vivemos.
As crianças têm
o direito de se formarem com consciência crítica.
- A forma como as crianças estão sendo alfabetizadas tem promovido a constituição de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica?
PARA REFLETIR
Acesso em: 19/10/2012
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