ALFABETIZAÇÃO


Por uma formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica
Ana Maria Louzada
 

 Temos nos deparado cada vez mais com crianças que frequentam a escola desde a mais tenra idade, mas que concluem os anos iniciais do ensino fundamental sem saber ler e produzir textos. Esse tem sido o nosso grande desafio.
 
Dessa forma, necessário se faz rever as Políticas de Alfabetização que vêm sendo implementadas. É urgente a necessidade de reorganização das Diretrizes Curriculares e consequentemente a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, com vistas ao redimensionamento da concepção de currículo, alfabetização, criança, ensino aprendizagem, leitura, produção de textos, etc.
 
É chegada a hora de refletir sobre os motivos pelas quais as crianças não estão aprendendo a ler e a produzir textos. Isso porque as crianças precisam ter garantidos o direito de serem alfabetizadas. As crianças precisam aprender a ler a sua história, o seu cotidiano, enfim, o contexto social, cultural, histórico, político, econômico e ideológico em que vivemos.
 
As crianças têm o direito de se formarem com consciência crítica. 
  • A forma como as crianças estão sendo alfabetizadas tem promovido a constituição de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica?

 
PARA REFLETIR 

 
 Mafalda – Malditos Burcratas  






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