Unesco defende a importância do ensino de gênero e sexualidade nas escolas

Agência da ONU se posiciona sobre a questão, diante dos recentes casos de violência sexual que mobilizaram o Brasil

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) defendeu o ensino de questões de gênero e sexualidade nas escolas, como um importante espaço de formação de cidadãos para o respeito aos direitos humanos, sem preconceitos e discriminações, em nota publicada no dia 7 de junho.

“Aprofundar o debate sobre sexualidade e gênero contribui para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. A UNESCO ressalta em todos os seus documentos oficiais que estratégias de educação em sexualidade e o ensino de gênero nas escolas é fundamental para que homens e mulheres, meninos e meninas tenham os mesmos direitos, para prevenir e erradicar toda e qualquer forma de violência, em especial a violência de gênero”, disse a organização.

O posicionamento ocorreu em meio aos recentes casos de violência sexual, como o de estupro coletivo de uma adolescente de 17 anos no Rio de Janeiro, que comoveu o país e resultou em mobilizações contra a cultura do estupro em várias cidades brasileiras na semana passada. “A eliminação das desigualdades de gênero é determinante para a construção de uma sociedade inclusiva e equitativa. Todos os estudantes têm o direito de viver e aprender em um ambiente livre de discriminação e violência”, disse.

A organização indica ainda diversas fontes de informação sobre Sexualidade e Gênero na Educação (clique aqui para ver a lista), para educadores que procuram incluir esses debates em suas atividades e escolas, e enfatiza a necessidade de reforçar essas questões nos marcos legais brasileiros – como os planos municipais e estaduais de educação: “Para a UNESCO no Brasil não resta dúvida de que a legislação brasileira e os planos de educação devem incorporar perspectivas de educação em sexualidade e gênero”.

Fonte:  http://www.deolhonosplanos.org.br/unesco-nota-genero/
Acesso em 28/06/2016

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