Veja 30 dicas de temas de redação para treinar para o Enem
Professores
ouvidos pelo G1 recomendam fazer entre uma e duas redações por semana até os
dias de provas, e sugerem temas do perfil do Enem.
Estudar para a prova de
redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser confuso: ao contrário
das quatro provas objetivas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não informa o conteúdo exigido de antemão.
O objetivo, afinal, é avaliar se os candidatos e candidatas demonstram as
competências esperadas na hora da produção de um texto
dissertativo-argumentativo. Por isso, o G1
ouviu dez professores de cursinhos pré-vestibulares e reuniu as principais
dicas para chegar preparado para a redação, que, neste ano, será aplicada no
dia 6 de novembro.
Até lá, a principal recomendação dos
professores é fazer entre uma ou duas redações por semana. Veja abaixo as
principais dicas para aproveitar as últimas semanas antes do Enem 2016:
COMO ESCOLHER TEMAS
PARA TREINAR
As dicas que o G1 reuniu junto às
professoras e professores de cursinhos pré-vestibulares são de temas que
poderiam aparecer na hora H. Mas todos já avisam que não existe "bola de
cristal", e que não basta ficar de olho em assuntos que ocuparam os
holofotes da opinião pública neste ano ou no ano passado. Um exemplo de como
isso pode atrapalhar é o tema sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil, que não
estava em pauta antes de aparecer na prova do MEC.
Outra dica é entender que o tema da
redação é relevante, mas não é o mais importante: o que a prova espera é que o
candidato leia e entenda a proposta, estruture sua redação dentro do formato
exigido e produza sua proposta de acordo com valores universais de direitos
humanos.
Segundo eles, o assunto das provas de
redação costumam estar relacionados à realidade da sociedade brasileira e a
questões mais ou menos atuais que reflitam sobre o bem estar coletivo, os
efeitos e as consequências de um problema. Vale lembrar que o tema sempre vai
exigir um posicionamento do autor da redação.
Entre os temas que foram mencionados por
mais de um professor estão a questão do investimento no esporte como forma de
ascensão social, ou de promoção da saúde contra o vício das drogas, os
desastres ambientais, como a quebra da barragem em Mariana (MG), em 2015, e a
construção da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte. A mobilidade urbana
também foi citada por três dos dez docentes ouvidos na reportagem. Confira a
seguir:
Ana Paula Severiano,
professora de redação do Stockler
"O papel da
população no combate ao mosquito Aedes
aegypti"
"O desafio da
mobilidade urbana nas grandes cidades do Brasil"
"A
responsabilidade diante de grandes catástrofes ambientais"
Cora de Andrade Ramos,
professora de redação do Hexag Medicina
"Refugiados: o
papel do Brasil na ajuda a países assolados por guerras e grupos
terroristas"
"Belo Monte e o
desastre em Mariana: qual é o custo do progresso?"
"Estado laico e
democracia são conceitos teóricos ou aplicáveis na sociedade?"
Gabriela de Araújo
Carvalho, coordenadora de redação do Curso Poliedro
"A intolerância
religiosa e suas consequências: violência e opressão"
"O esporte como
possibilidade de ascensão social"
"A participação
política por meio das redes sociais"
Lilica Negrão, professora
de redação e gramática do Colégio Oficina do Estudante
"As ocupação das
escolas públicas e o movimento estudantil"
"Redução da
maioridade penal"
"Democracia e a
participação dos jovens"
Marcus Vinicius,
professor de redação do Colégio Qi
"Urbanização e
sustentabilidade"
"Mobilidade
urbana"
"Economia
verde"
Maria Aparecida
Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo
"A prática do
bullying nas escolas brasileiras"
"A inclusão de
pessoas com deficiência no Brasil"
"O fenômeno da
transição demográfica no Brasil"
Sérgio Paganim,
coordenador de redação do Anglo
"A privacidade da
comunicação nas redes sociais: o embate entre o judiciário brasileiro e o
WhatsApp"
"O colapso da
mobilidade urbana e suas perspectivas"
"O embate entre o
poder público e interesses privados diante de grandes problemas
ambientais"
Simone F. G. da Motta,
coordenadora de português do Etapa
"A luta pela vida
e o uso de medicações controversas, como a 'pílula do câncer”
"As drogas na vida
e no esporte: como fortalecer a juventude e combater o vício"
"O respeito ao
próximo: um mundo sem preconceitos"
Tássia Monteiro,
professora de redação do Cursinho Maximize
"Lixo e
reciclagem: destino consciente para os resíduos"
"A crise hídrica e
o uso consciente da água"
"A inovação na
área de práticas sustentáveis"
Thiago Braga, professor
de redação do Sistema pH
"A necessidade de
mudança do modelo de transporte nas grandes cidades brasileiras"
"O esporte como
mecanismo de diminuição das disparidades sociais brasileiras"
"Formas de
intensificar o combate ao racismo no Brasil"
QUATRO PASSOS PARA
TREINAR A REDAÇÃO
Os docentes avisam,
porém, que não basta só escrever a redação. São quatro os passos para chegar
preparado para essa prova do Enem: ler, escrever, corrigir e reescrever.
Primeiro, é preciso se habituar a sempre ler notícias e eventos de
conhecimentos gerais. O repertório cultural dos candidatos pode, além de evitar
"sustos" na hora de descobrir o tema, garantir uma redação diferenciada,
e considerada acima da média pela banca de corretores.
Em seguida, na hora de
treinar, ganha pontos na preparação quem mantiver a disciplina de produzir a
redação com um relógio ao lado, cumprindo todas as etapas da prova (ler os
textos de motivação, organizar a estrutura da redação e redigir o texto) a
tempo de responder às 90 questões objetivas de matemática e português. É
necessário também seguir as regras do Guia de Redação divulgado pelo Ministério
da Educação, ou seja, usando os elementos que poderia ser pedidos como textos
de motivação para entender o que o tema pede que seja abordado.
Depois de feita a redação, o terceiro
passo é pedir que um professor corrija o seu texto e mostre em que pontos ele
teve falhas. Vale lembrar que a nota da redação é composta da soma de notas em
cinco competências diferentes, por isso, saber onde você precisa melhorar, e
refazer as redações até conseguir uma nota alta, pode ajudar no dia da prova.
Se você não tem um professor para
corrigir suas redações, uma dica é fazer redações sobre os temas mais recentes
do Enem e, depois, comparar o seu texto com provas que tiraram notas altas.
Autor:
http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia
Acesso em 24/08/2016