ACOLHENDO AS CRIANÇAS: QUESTÕES PARA PENSAR

 


As aulas começaram!

As crianças estão iniciando sua jornada letiva.

Uma semana de pura expectativa!

Sim, as crianças chegam às escolas infantis com muitas expectativas.
  • Você já pensou sobre as expectativas das crianças?
Muitos compreendem esse tempo espaço de início das aulas como um período de adaptação.

Sugerimos redimensionar esse conceito. Ao invés de focar nos aspectos da adaptação, em respeito às expectativas das crianças, destacamos esse momento, como um tempo espaço de ACOLHIMENTO.

No processo de acolhimento estão implicados os conceitos de adaptação e de inserção.

Isso porque, quando acolhemos, o nosso foco é compreendê-las, de modo que possamos orientá-las, e, promover a formação de sujeitos mais seguros.

Adaptação: Enquanto seres biológicos nos adaptamos às novas rotinas.

Inserção: Enquanto seres sociais, culturais, emocionais e intelectuais, precisamos nos inserir nos novos tempos espaços de convivências e de ensino aprendizagem.

Imaginem as crianças mais interessadas pelas atividades (rotinas) escolares e pela vivência em grupo com consciência crítica.

Tudo é muito simples. Devemos receber as crianças com muito amor e carinho. Esse momento de acolhimento implica em viver a plenitude de ser educadora e educador, na dimensão de uma boa adaptação e de uma significativa inserção.

Vocês já pararam para pensar sobre o que passa na cabecinha de cada criança que chega na escola, com olhar interrogativo, querendo entender o que vai acontecer naquele tempo espaço junto com as outras crianças e com os adultos?

Por isso, nos indagamos:
__ Quem somos nós, esses adultos, que recebemos (assumimos) as crianças nesse início de ano letivo?

Acolham cada criança olhando em seus olhos:
__ Que bom que você chegou!

Acolhimento significa:
  • Orientar as crianças com segurança, estabelecendo limites e compartilhando ideias, inclusive sobre como organizar a sala de aula, tempo espaço que viverão muitas experiências ao longo do ano.
  • Estabelecer uma relação de confiança com as crianças. Essa relação requer firmeza nas orientações e sensatez quando precisar reconhecer que por ventura errou em alguma orientação.
  • Construir uma relação de autoridade sem perder o respeito. Orientações autoritárias não promovem formação de consciências críticas e nem garante respeito.
É no início das aulas, que podemos estabelecer uma relação de respeito, com orientações que educam. 

Daí a importância de reconhecer as crianças como sujeitos de direitos, dentre os quais, o direito à um ACOLHIMENTO saudável.
  • Vocês que são educadoras e educadores na condição de professoras e professores, como  estão acolhendo as crianças?
  • Vocês que são educadoras e educadores na condição de mães e pais, como estão acompanhando o acolhimento dos seus filhos e/ou das suas filhas, nesse período de início das aulas?
Por Ana Maria Louzada
Texto com base nas reflexões realizadas na palestra sobre a importância do acolhimento das crianças.










INFORME PUBLICITÁRIO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DESAFIO DE EDUCAR NO CONTEXTO DE FALSOS TEMPOS ESPAÇOS VIVENCIADOS

POR QUE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO? Questões importantes que você precisa saber!