OS PRIMEIROS DIAS DAS CRIANÇAS NA ESCOLA

 

ASSISTA AO VÍDEO NO CANAL 

Hoje vamos retomar a nossa reflexão sobre os primeiros dias das crianças na escola.

Para tanto, trouxemos dois conceitos que são fundamentais nessa discussão.

O sentido de adaptação e o de inserção.

A adaptação se refere a algo novo que o ser vivo experimenta. Os seres humanos, os animais e os vegetais, enquanto seres biológicos se adaptam ao clima, aos novos horários, aos novos hábitos alimentares. Se conformam à nova rotina.

A inserção se refere a algo novo que é próprio do ser humano - ser social, cultural, histórico, emocional, intelectual, espiritual, constituído por ideias, saberes, opiniões, desejos, sonhos e necessidades que não podem ser conformadas.

Precisam ser inseridas num projeto de formação de consciências críticas.

Sendo assim, precisamos levar em consideração a importância de uma boa adaptação à nova rotina, e, uma significativa inserção à um novo espaço tempo de convivências e aprendizados.

Que possamos ACOLHER as crianças.
Por uma Educação Dialógica e Cidadã!
EDUCAR com DIÁLOGO é a nossa missão.

Por Ana Maria Louzada 

CONFIRA NO SITE 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DESAFIO DE EDUCAR NO CONTEXTO DE FALSOS TEMPOS ESPAÇOS VIVENCIADOS

POR QUE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO? Questões importantes que você precisa saber!