PRÁTICAS DE LEITURAS


Falamos muito sobre a importância de organizarmos o trabalho pedagógico em alfabetização com foco na formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica.

E, também, ouvimos muitas indagações sobre como alfabetizar levando em conta a importância das práticas de leituras no cotidiano das relações pedagógicas.

Organizar ambientes de estudos que possibilitam a realização de leituras para e pelas crianças.

1- Cantinho da Biblioteca (Eu Amo Ler! E, Você?)
2- Cantinho do Escritor (Escrita Criativa)
3- Cantinho do Teatro (Dramatização)
4- Cantinho do Fantoche (Criando Histórias)
5- Cantinho da Poesia 

São diferentes e diversas possibilidades de inserir as crianças em práticas de leituras.

Além dos ambientes anteriormente destacados, podemos também vivenciar práticas de leituras quando lemos para e com as crianças textos que interagimos em nosso cotidiano.

- Texto no Instagram (e demais mídias sociais).
- Lista de materiais necessários para a realização de um projeto.
- Bilhete a ser encaminhado para a família.
- Panfletos de lojas.
- Cardápio do dia (merenda escolar)
- Etc.

O mais importante é estarmos atentas e atentos às reais necessidades de leituras das crianças.

Por uma alfabetização consciente, responsável, inclusiva e crítica.

Por Ana Maria Louzada
Educação: Diálogo e Cidadania











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DESAFIO DE EDUCAR NO CONTEXTO DE FALSOS TEMPOS ESPAÇOS VIVENCIADOS

POR QUE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO? Questões importantes que você precisa saber!