INTERAÇÃO ENTRE O "EU E O OUTRO "

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Interação entre o “eu e o outro” e o processo de constituição da criança

Por Ana Maria Louzada

Este artigo se baseia numa pesquisa, onde procuramos analisar o discurso que permeia as relações pedagógicas e as suas implicações no processo de constituição da criança, numa instituição de Educação Infantil.

Assim, analisamos o movimento das diferentes interlocuções no decorrer das práticas pedagógicas.

Para tanto, procuramos focar nessa análise dois aspectos que permeiam a interação entre o “eu e o outro”: a forma e o conteúdo.

Quando destacamos a forma, nos ancoramos no como as crianças interagem com a professora e com os seus pares.

Em relação ao conteúdo focamos o discurso que permeia as diferentes enunciações/interlocuções no contexto das práticas pedagógicas.

Com base em tais questões procuramos considerar:
- Temas abordados no decorrer das interações entre a criança-criança e entre crianças-professoras em sala de aula.
- Conteúdos dos temas abordados.
- A forma como os diferentes temas eram abordados.

Desenvolvemos a pesquisa ancorada nos pressupostos teóricos de cunho sócio-histórico, com base nos estudos de Vygotsky, Luria, Leontiev, Bakthin, dentre outros.

Questões para debate:

✅ É com base no discurso interior que se efetua a apreensão da enunciação de outra pessoa.

✅ Os diferentes tipos e formas de discurso que permeiam a interação entre o “eu e o outro” nos revelam as implicações da organização hierarquizada das relações sociais sobre as formas de enunciação.

🤔 Nesse sentido, pelo fato de se constituir no lócus das interlocuções sociais, o signo ideológico é marcado pelo horizonte social de uma época e de um grupo social determinado, isto é, pelo contexto das relações sociais mais imediatas e concretas, pois o tema ideológico possui um índice de valor social, que chega à consciência individual, revelando com isso que a consciência individual o absorve como seu.

Mas, o fato de o tema ideológico ser apropriado no lócus das interlocuções, para se concretizar na consciência individual, ele passa pela dimensão interindividual.

Sendo assim, o processo de formação de conceitos, que é a maneira básica com que o adulto influi na criança, constitui o processo central do desenvolvimento intelectual infantil (LURIA, 1978, p.11).

Isso significa que a criança, vai construindo e reconstruindo os diferentes conceitos, e, o seu autoconceito nas interações sociais.

De acordo com o que verificamos nos episódios (link para acesso aos episódios abaixo) a criança não só se apropria das regras do jogo imanente nos diferentes discursos, como também se objetiva no jogo das interações sociais.

Por isso, o espaço da sala de aula deve ser, ao contrário da visão monológica, autoritária e individualista, um espaço que impulsione o desenvolvimento da autonomia, do espírito de coletividade e do senso crítico das crianças.

Um espaço que prima pelo respeito mútuo e companheirismo e, acima de tudo, que conceba as crianças como seres interativos, envolvidos nos processos históricos e socialmente determinados, e, portanto um espaço de inclusão.

Por uma Educação Dialógica e Cidadã!

Artigo com os episódios ⤵️
As implicações da Interação entre o “eu e o outro” no processo de constituição da criança.

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