Jovens terminam o ensino médio sem aprender o básico, mostra pesquisa
Pesquisa feita com jovens que terminaram
o ensino médio mostra que há uma desconexão entre o que é ensinado nas
escolas e os conhecimentos e habilidades exigidos na vida adulta. A
pesquisa Projeto de Vida – O Papel da Escola na Vida dos Jovens, da
Fundação Lemann, foi apresentada hoje (8) em seminário que debate a base
curricular nacional comum para a educação básica.
A análise dos resultados mostra que
faltam aos jovens competências básicas em comunicação, raciocínio lógico
e tecnologia. Também foi constatado que há dificuldades de interpretar o
que leram, de se expressar oralmente e de construir argumentos
consistentes. Além disso, os entrevistados sentem dificuldades para
escrever textos do dia a dia, como um e-mail, e enfrentam problemas de
concordância e ortografia.
Foram entrevistados jovens que
concluíram o ensino médio – 80% de escolas públicas – que ingressaram
recentemente no mercado de trabalho e na faculdade, além de professores,
empregadores, especialistas em educação e organizações não
governamentais que atuam na formação e orientação de jovens.
No campo do raciocínio lógico, a
pesquisa mostra que os jovens não dominam conteúdos básicos da
matemática, têm dificuldades com estimativas de valores, com cálculos de
descontos e reajustes e para ler planilhas e gráficos.
Jovens ouvidos relataram que já erraram
ao passar troco a clientes e que saíram da escola sem noções básicas de
informática, o que dificultou a entrada no mercado de trabalho. “Apesar
de extensos, ainda falta aos currículos conteúdos e habilidades que são
essenciais para a vida adulta”, diz a pesquisa Projeto de Vida.
De acordo com a pesquisa, a base
curricular nacional comum para a educação infantil, fundamental e média,
em discussão no Ministério da Educação (MEC), é uma oportunidade de
diminuir a desconexão entre o que é ensinado na escola e o que o jovem
realmente precisa aprender.
O diretor executivo da Fundação Lemann,
Denis Mizne, disse que a base comum pode contribuir para que a escola
abandone o papel de ser apenas um transmissor de conteúdo e prepare o
estudante para que ele tenha bom desempenho nas atividades da vida
cotidiana. “Nosso grande desafio na construção da base comum é escolher o
que é essencial, não o mínimo, e não se limitar a listagens, mas ir
além e mostrar como as disciplinas se conectam, como agregar a isso as
habilidades do século 21, ser mais investigativo, mais crítico.”
O secretário de Educação Básica do MEC,
Manoel Palácios, explicou que o ministério criou um grupo de trabalho
responsável pela redação de uma proposta preliminar da base nacional
comum curricular. A proposta é estabelecer um amplo debate para a
elaboração do documento, ouvindo professores, estudantes, secretários de
Educação, especialistas e organizações envolvidas com o tema.
“Colheremos as opiniões de professores e
de estudantes que também devem participar desse debate. Especialmente,
os estudantes que estão no ensino médio e têm a expectativa de ingresso
na universidade e de profissionalização, para se manifestar sobre os
objetivos de aprendizagem que integrarão a base comum”, acrescentou
Palácios.
A pesquisa recomenda que a base comum
contribua para tornar o estudo mais atrativo para o aluno, inclua
habilidades socioemocionais, respeite as diversidades regionais,
correlacione as habilidades e ensine o que é fundamental os alunos
aprenderem.
As discussões sobre a base curricular
nacional foram feitas em Brasília, no Seminário Internacional Base
Nacional Comum: o que Podemos Aprender com as Evidências Nacionais e
Internacionais. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de
Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Autor: Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia
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