As Aulas vivenciadas em cada dia... Práticas e Autoria!
Muito se fala sobre a necessidade de mudança em relação às Práticas Pedagógicas na/da Educação Básica. Fala-se também sobre a urgente necessidade de reformulação dos Currículos Educacionais dentre outras questões que são fundamentais para a garantia da Qualidade da Educação Básica.
Mas pouco se destaca
sobre as aulas vivenciadas em cada escola das diferentes e diversas regiões
desse imenso Brasil.
Aulas produzidas por
profissionais que se comprometem a cada ano letivo com a efetivação do processo
de ensino aprendizagem. Com isso ou por causa disso, produzem significativos
projetos, organizam diferentes sequências didáticas, enfim, planejam as suas
aulas de cada dia.
Mas a quantas anda a
sua autoria? Que olhar se tem sobre as suas produções?
Buscando refletir
sobre tais questões o artigo de opinião intitulado professores, Aula e Autoria
de Luciano Mendes de Faria Filho publicado na Revista
Brasileira de Educação Básica destaca que:
“Cada aula que se encerra, que nós professores
encerramos, é uma obra autoral complexa e acabada, apesar de incompleta. A sua
articulação (ou encerramento!) num continuum – num currículo, por exemplo – é sempre uma
aposta e, sobretudo, fruto de um trabalho narrativo elaborado a posteriori.
Nessa perspectiva, a pesquisa sobre o currículo é uma indagação sobre uma falta
que, baldados os nossos esforços e dos curriculistas os mais diversos, jamais
poderá ser preenchida ou anulada”
“Se a autoria é uma forma por excelência de
reconhecimento, qual poderia ser o nosso papel, como pesquisadores, para
incentivar e reconhecer as práticas de autoria autonomamente desenvolvidas
pelos nossos colegas da escola básica?”
Leia a reportagem completa Clicando Aqui!
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