VOCÊ SABE QUANTO CUSTA A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NO BRASIL?
Esse debate precisa
acontecer no lócus das Secretarias de Educação, das Escolas e das Comunidades.
Precisamos inserir nas discussões os(as) profissionais da
educação, estudantes, conselhos de educação, conselhos de escola e demais
conselhos, tendo em vista a corresponsabilidade de todos e todas no monitoramento da educação em nosso país.
CAQI: Custo Aluno -
Qualidade Inicial
De acordo com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o CAQi é um indicador que mostra quanto deve ser investido ao ano por aluno de cada etapa e modalidade da educação básica. Considera os custos de manutenção das creches, pré-escolas e escolas para que estes equipamentos garantam um padrão mínimo de qualidade para a educação básica, conforme previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e no Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), entre outras leis.
CAQ - Custo Aluno - Qualidade
O CAQi é o padrão mínimo de qualidade, por isso ele recebe o “i” de inicial. Já o CAQ avança em relação ao padrão mínimo, pois considera o caráter dinâmico do conceito de custo por aluno e também a capacidade econômica do Brasil, posicionado como 6ª economia do mundo. Assim, o CAQ é o padrão de qualidade que se aproxima dos custos dos países mais desenvolvidos em termos educacionais. Ele deve ser estabelecido no prazo de três anos, porém sua implementação pode ocorrer até 2024.
A Campanha também destaca sobre o sentido de qualidade
A partir da constatação de que a palavra "qualidade" representa um campo de disputa conceitual, em 2002 a Campanha Nacional pelo Direito à Educação estabeleceu como uma de suas prioridades e metas a construção de referências concretas para o conceito de qualidade na educação.
Para isso, a Campanha assumiu uma perspectiva democrática e do direito humano, ou seja, o conceito de educação para todas e todos, que incorpore as diversidades, que considere as desigualdades socioeconômicas históricas de nossa sociedade e que pressuponha a participação e a influência da sociedade civil na definição das políticas públicas como fator de qualificação das mesmas.
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