Formação Inicial e Continuada terá novo modelo


Formação de professores em atividade terá novo modelo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic) no dia 22/09/2017 em Belém, durante a comemoração dos oito anos de atividades do Parfor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo o diretor da CAPES

O novo programa vai atualizar o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Entre as mudanças está o método de repasse. Os recursos financeiros serão repassados diretamente às instituições, com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão. Também haverá mudança nos currículos dos cursos. “Precisamos de um projeto voltado para professores que estão em sala. A experiência deles tem que ser contemplada na formação”, enfatizou.

Para participar do Profic, instituições de educação superior (IES) atualmente integrantes do Parfor deverão apresentar novas propostas. O Parfor continua vigente até a conclusão da última turma, e não haverá novas turmas. Até o encerramento do Parfor, os programas funcionarão ao mesmo tempo.

“Nossa ideia é começar o Profic com quatro especializações: Educação Infantil, Alfabetização, Português e Matemática. Esperamos ampliar para outras áreas futuramente”, acrescentou Marcelo Câmara. O recebimento de propostas para o Profic está previsto para outubro.


Obrigada pela Visita!
Deixe seu Comentário...
 
Inscreva-se em nosso Blog
E receba Notícias Educacionais em primeira mão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DESAFIO DE EDUCAR NO CONTEXTO DE FALSOS TEMPOS ESPAÇOS VIVENCIADOS

POR QUE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO? Questões importantes que você precisa saber!