A CULTURA DO LIVRO DIDÁTICO PRECISA SER DEBATIDA NO CONTEXTO DA COMUNIDADE ESCOLAR
LIVROS DIDÁTICOS PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS
Pensamentos limitantes corroem o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos/as estudantes e dos/as profissionais da educação.
Até agosto, 44 milhões de livros chegarão às escolas públicas do país
Até
agosto, 44 milhões de livros chegarão às escolas públicas de todo o país,
segundo estimativas dos Correios que estão responsáveis pelas entregas. A
distribuição do material, que é parte do Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD), começou a ser feita hoje (13). Essa primeira remessa representa 30% do
volume total previsto para atender a demanda do próximo ano[1].
São muitas
expectativas dos/as profissionais da educação, do/as estudantes e das famílias com a chegada dos livros.
Expectativas que
geralmente se frustram com a qualidade das proposições que constam em cada
capítulo.
Por isso, é de extrema importância que a cultura do livro
didático seja debatida no contexto da comunidade escolar.
Não sou contra a adesão
do livro didático, desde que o mesmo não constitua o único recurso didático
pedagógico no processo de ensino aprendizagem.
Os conhecimentos que constam
nos referidos livros, precisam ser confrontados com outras ideias, isto é, com outros autores e outras autoras.
É isso mesmo!
Precisamos incentivar
os/as estudantes a buscarem diferentes pareceres em outras fontes, para então, produzirem os seus conceitos.
Quando nos limitamos aos
conhecimentos e atividades propostas nos livros didáticos, subjugamos a
inteligência dos/as estudantes.
E, o pior, não
proporcionamos o desenvolvimento das suas funções psicológicas superiores, isto
é, do seu intelecto.
Por isso, é muito importante ficarmos atentos/as com a qualidade dos conhecimentos que estão chegando às escolas. Afinal são 44 milhões de livros que chegarão às escolas públicas de todo o país.
Precisamos analisar com rigor os conhecimentos propostos.
Não podemos aceitar que pensamentos limitantes invadam as salas de aula.
É verdade! Não estou exagerando...
Muitas vezes nos deparamos com conhecimentos aligeirados.
Sim! São resumos que permeiam as páginas que nossos filhos e/ou filhas terão acesso ao longo dos 200 dias letivos.
Precisamos prestar muita atenção! Pensamentos limitantes corroem o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Não podemos aceitar que pensamentos limitantes invadam as salas de aula.
É verdade! Não estou exagerando...
Muitas vezes nos deparamos com conhecimentos aligeirados.
Sim! São resumos que permeiam as páginas que nossos filhos e/ou filhas terão acesso ao longo dos 200 dias letivos.
Precisamos prestar muita atenção! Pensamentos limitantes corroem o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Libertem-se! Leiam cada capítulo com criticidade.
Emancipem-se! Não se apeguem ao aligeiramento dos conhecimentos
propostos em muitos livros didáticos.
Sejam questionadores! Duvidem das informações e promovam confrontos com
outras ideias.
Dialoguem! Promova debates, reflexões e pesquisas numa
perspectiva de mediação dialética.
Quem sabe algum dia as
escolas estarão em condições de produzirem com os/as estudantes os seus
materiais didáticos pedagógicos, num processo de intensa pesquisa e produção de conhecimentos.
Só assim acontecerá de fato a apropriação dos conhecimentos. Não é mesmo?
É nessa perspectiva que garantiremos a formação de
consciências críticas.
Caso contrário,
continuaremos formando meros executores de tarefas escolares.
O que você deseja para as crianças, adolescentes e jovens da sua escola?
O que você almeja para as crianças, adolescentes e jovens da sua família?
O que você gostaria que seus filhos e/ou filhas aprendessem no tempo espaço escolar?
O que você deseja para as crianças, adolescentes e jovens da sua escola?
O que você almeja para as crianças, adolescentes e jovens da sua família?
O que você gostaria que seus filhos e/ou filhas aprendessem no tempo espaço escolar?
Estas reflexões são fundamentais!
É muito
importante que a comunidade escolar esteja atenta à qualidade dos livros que
estão chegando às mãos dos/as estudantes.
[1] Agência
Brasil
Obrigada
pela Visita!
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