CURRÍCULOS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Para redimensionar o Projeto Político Pedagógico (PPP), necessário se faz, rever a concepção de currículo que está subjacente às práticas pedagógicas.
Hoje temos debatido sobre o conceito de currículos, considerando os diferentes tempos espaços educacionais, tanto os formais quanto os informais, como lócus de produção de currículos.
É preciso reconhecer que a família, a comunidade, a religião, dentre outros, são espaços tempos importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. São espaços tempos de produção de dizeres e saberes.
Na Coleção 1 da Série Educação Infantil: Caminhos a percorrer, estamos discutindo sobre o tema currículos, de modo que no vídeo 1 – CURRÍCULOS: DIMENSÃO EDUCACIONAL, discorremos justamente sobre tais questões.
É com base nessas ideias que fomentamos a discussão de que precisamos dialogar com esses diferentes currículos. A instituição de Educação Infantil, precisa reconhecer essas dimensões curriculares.
Além dessas dimensões, é muito importante aprofundar sobre as diversas concepções curriculares vivenciadas ao longo da história educacional, no sentido de tomar consciência das práticas pedagógicas, com vistas a redimensioná-las.
Essa discussão ajuda no processo de revisão do PPP.
Foi nessa perspectiva que discutimos hoje com as/os profissionais do CMEI "Sofia M. Loureiro" e do CMEI " Menino Jesus" da Secretaria Municipal de Educação de Vitória ES.
Por Ana Maria Louzada
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