METODOLOGIA DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"Não é suficiente (não basta) deixar as crianças em contato com os conhecimentos científicos, elas precisam interagir com os mesmos por meio de situações de ensino aprendizagem desafiadoras, problematizadoras e instigadoras".[1]
É metodologia porque requer um passo a passo, com foco nas reais necessidades das crianças. Não é método!
É mediação porque no lócus da Educação Infantil, espaço tempo de produção, apropriação e objetivação de conhecimentos científicos, num processo de interlocução com os conhecimentos cotidianos (práticas sociais e culturais infantis), é muito importante por parte de quem ensina, uma atitude mediadora.
É didática-pedagógica porque o espaço tempo da Instituição de Educação Infantil, tem por finalidade organizar didaticamente os conhecimentos científicos com foco na pedagogia da infância.
É dialógica porque porque leva em consideração os aspectos interpsicológicos e intrapiscológicos, com foco num processo de ensino aprendizagem de cunho reflexivo e investigador.
A MMDPD com base nos princípios do currículo vivido, se ancora na premissa de que o cotidiano precisa ser ponto de partida e de chegada no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Para tanto, precisamos levar em consideração as práticas sociais e culturais infantis.
Essas foram algumas questões discutidas hoje com as/os profissionais do CMEI Professora Cida Barreto e do CMEI Ocarlina N. Andrade da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, ES.
Assista ao vídeo no canal CLICANDO AQUI!
Clique na Figura abaixo e obtenha a síntese da palestra em PDF
______
[1]LOUZADA, Ana Maria. ALFABETIZAÇÃO EMPREENDEDORA: Ensinando a ler e a escrever com texo, 2020, p.49 (E-BOOK)
Comentários
Postar um comentário
Inscreva-se no blog e receba as Notícias em primeira mão
Deixe seu comentário!