POR UMA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS COM CONSCIÊNCIA CRÍTICA

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Temos nos deparado cada vez mais com crianças que frequentam a escola desde a mais tenra idade, mas, concluem os anos iniciais do ensino fundamental sem saber ler e produzir textos.

Esse tem sido o nosso grande desafio! Não é mesmo?

Dessa forma, necessário se faz rever as Políticas de Alfabetização que vêm sendo implementadas. É urgente a necessidade de reorganização das Diretrizes Curriculares, e, consequentemente, a revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos, com vistas, ao redimensionamento da concepção de currículo, de alfabetização, de criança, de ensino aprendizagem, de aprendizagem desenvolvimento, de leitura, de produção de textos, etc.

As crianças precisam vivenciar práticas de leitura e de produção de textos que permitam a interlocução com a sua história, com o seu cotidiano, enfim, com as suas práticas sociais e culturais cotidianas.

É chegada a hora de refletir sobre os motivos que estão dificultando a apropriação da leitura e da escrita.

É urgente analisar a importância de as crianças se constituírem leitoras e produtoras de textos num processo de formação de consciências críticas.

  • O que você pensa sobre essas questões? Deixe seu comentário!

Por Ana Maria Louzada
Mestre em Educação, Orientadora Educacional, Especialista em Alfabetização, Consultora Educacional, Palestrante, Escritora...


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