PROJETO DE ESTUDOS: Retomando Ideias


 Olá! Tudo bem?

Todas as vezes que discutimos sobre a importância da organização do trabalho pedagógico por meio de projetos, estamos fortalecendo os princípios da Educação Dialógica.

É nessa linha pedagógica que se insere a proposta de Projetos de Estudos.

Ao longo da história da educação, de acordo com as correntes teóricas e filosóficas que permeavam cada tempo espaço, os projetos de estudos foram nomeados de diferentes formas, dentre os quais podemos destacar:

  • Plano de Aula
  • Pedagogia de Projetos
  • Projetos Didáticos
  • Sequências Didáticas
E, hoje, a nossa orientação, é revisitar a história, no sentido de compreender o que de fato estamos propondo para a organização do trabalho didático pedagógico.

O Projeto de Estudos, de cunho didático pedagógico, esse que organizamos numa sequência de situações de ensino aprendizagem, com o objetivo de ensinar os conhecimentos científicos, precisa ser concebido, na dimensão dialógica, de modo que haja participação efetiva das crianças.

  • Os conhecimentos científicos são aqueles organizados com vistas à sua sistematização no lócus escolar. No caso da educação infantil podemos destacar os que são próprios dessa faixa etária, incluindo os  conhecimentos das ciências naturais e sociais, os conhecimentos da linguagem matemática, os conhecimentos básicos da alfabetização, bem como, os conhecimentos das artes e da educação física.

Considerando tais questões, gostaria de ressaltar que os projetos de estudos precisam ser de cunho investigativo. As crianças precisam vivenciar situações de pesquisas, visando averiguar as suas indagações.

Elas precisam participar de projetos de estudos que levam em conta as suas reais necessidades (necessidades de crianças). 

Isso quer dizer, que as crianças e as suas infâncias, estão situadas num tempo espaço real, com práticas sociais e culturais peculiares que precisam ser inseridas no referido projeto, como ponto de partida e de chegada dos estudos.

Nesse sentido, saliento a importância de organizar uma sequência didática pedagógica participativa. Um projeto investigativo só tem sentido de for participativo. Se não for assim, ele se constitui mecanicista, onde alguém pensa para o outro executar.

Aqui estamos falando de inserção das crianças no processo educativo com vez e voz.

Só assim, as situações de ensino aprendizagem se revelam significativas.

Confira as reflexões sobre projetos em nosso canal.

Abraços
Ana Maria Louzada

Assista ao vídeo CLICANDO AQUI!


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