A ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS GESTÕES MUNICIPAIS
Cleuza Repulho fala sobre a transição
nos municípios e a organização da nova gestão
A presidente da Undime explica que documentar as ações da secretaria desde o início da gestão
facilita os trâmites burocráticos e permite focar na aprendizagem dos alunos
A chegada de
novos prefeitos e secretários de Educação é sempre um período de incertezas no
país. Para evitar a descontinuidade das boas políticas públicas e, ao mesmo
tempo, aprimorar as ações e resolver os problemas que existem, é fundamental
que o processo de transição seja bem conduzido.
Como mostra o
texto Mudar Sem Destruir o que Já Foi
Feito, publicado na edição de fevereiro de NOVA ESCOLA, que acaba de
chegar às bancas, é preciso ter registros bem organizados, que funcionem como
um grande panorama da gestão e auxiliem a equipe que chega.
Nesta
entrevista, Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (Undime), conta como as equipes
que assumiram no início do ano podem começar organizar a gestão desde já.
O Brasil acaba de passar por um período de transição
dos governos municipais. Por que é importante documentar esse processo?
CLEUZA REPULHO
Na área da Educação, assim como na Saúde, o planejamento e os programas são
implantados a médio e longo prazos. É praticamente impossível iniciar e
concluir um projeto durante uma única gestão. Um memorial bem elaborado, assim
como o bom uso do Programa de Ações Articuladas (PAR), ajuda o secretário a
conhecer a gestão anterior e dar continuidade aos projetos.
Que problemas podem acontecer quando não existem
registros bem organizados?
CLEUZA Além de atrasos na continuidade dos
projetos, também é possível que ocorra a duplicidade de ações – ou seja, que a
nova gestão comece do zero programas que já estavam sendo realizados. O
principal impacto, no entanto, se dá na outra da ponta, nas salas de aula.
Quando se perde tempo com questões de estrutura da secretaria, deixa-se de lado
a aprendizagem dos alunos, que deve ser o foco do trabalho.
Como os atuais secretários podem se organizar desde o
começo da gestão para evitar problemas?
CLEUZA É importante que eles façam o registro
de todas as suas ações. Isso deve ser feito durante toda a gestão, e não apenas
nos meses que antecedem a transição. Em São Bernardo do Campo, região
metropolitana de São Paulo, onde sou secretária, todas as equipes produzem
relatórios anuais. Assim, ao final dos quatro anos, basta juntar esses
documentos e está pronto o memorial. Organizar uma entrega periódica facilita a
elaboração e torna os registros mais precisos.
Em algumas cidades e estados, as secretarias são
grandes, com muitas divisões internas. Nesse caso, como elaborar um memorial
que cubra todas as ações, sem deixá-lo grande demais e impossível de ler?
CLEUZA Cidades
maiores possuem grandes equipes, que devem ser responsáveis por elaborar
relatórios dos projetos pelos quais são responsáveis. Para evitar que eles se
tornem muito longos, o relator deve se ater ao essencial: explicar os objetivos
do projeto, discriminar quem e quantos são os alunos atendidos, os resultados e
os valores investidos.
É importante que essas informações sejam acessíveis a
toda a população?
CLEUZA Claro. É fundamental que as pessoas
tenham a dimensão do que é feito e da maneira como os projetos são realizados.
Isso ajuda a amadurecer a participação da comunidade na gestão. A transparência
é obrigação de todo secretário. Geralmente, as informações ficam disponíveis na
internet e devem ser colocadas em linguagem clara, que facilite o entendimento
de cada ação.
Existem documentos e plataformas que auxiliam as
gestões para a elaboração dos registros?
CLEUZA Sim. O PAR, que é um planejamento
estratégico da Secretaria, é um bom local para deixar registradas as
informações. Além disso, foi lançado recentemente o site Conviva
Educação, uma plataforma online que deve auxiliar as equipes em suas
gestões. O projeto é fruto da parceria da Undime com onze entidades do terceiro
setor, entre elas a Fundação Victor Civita, e tem o apoio do Conselho Nacional
dos Secretários Estaduais de Educação (Consed).
Qual a relação do portal com alguns documentos que a Undime
já possuía, como a Agenda dos Cem Primeiros Dias?
CLEUZA A
plataforma reúne todos esses documentos em um único local. Os secretários que
não os receberam ou que quiserem distribuí-los a sua equipe podem acessá-los
pelo Conviva. Aos poucos, vamos disponibilizar também outros documentos e
ferramentas que auxiliem na gestão.
Quais ferramentas serão essas?
CLEUZA Além dos
fóruns de discussão que já existem, estamos planejando desenvolver um espaço de
armazenamento dos registros, que facilite a elaboração do memorial. Ao longo do
tempo, vamos decidir qual será a melhor forma de fazer isso. Os gestores podem
participar desse processo de decisão, deixando opiniões e sugestões no site.
Como a Undime tem estimulado a utilização do Conviva
Educação?
CLEUZA Nós estamos
funcionando como um grande mobilizador para que os gestores conheçam o site e
se inscrevam. Na primeira semana de funcionamento, mais de 1.300 municípios se
cadastraram, mesmo sem que uma campanha maciça de mobilização tivesse sido
realizada. Esse número é muito bom. Além disso, os parceiros na elaboração da
plataforma também estão ajudando a divulgar o portal.
Autor: Nova Escola
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