Comissão de Educação da Câmara rejeita projeto de alfabetização até 6 anos
A Comissão de Educação da Câmara dos
Deputados rejeitou o projeto do deputado Roberto Freire (PPS-SP), que garante a
alfabetização de alunos até os 6 anos de idade e determina que os municípios
reestruturem, com apoio estadual e federal, o ensino fundamental de nove anos
até 2016 (PL 5.609/13).
Como foi rejeitada na única comissão de
mérito, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso assinado por 51
deputados solicitando a votação em plenário. A proposta altera a Lei 12.801/13,
que estabelece a alfabetização até os 8 anos de idade.
Segundo a relatora, deputada Iara Bernardi
(PT-SP), a legislação atual já estabelece o apoio técnico e financeiro federal
para a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que
inclui medidas como formação continuada de professores, disponibilização de
material didático específico e premiação de escolas e profissionais por
resultados alcançados.
A relatora diz que muitas vezes o aluno
avança no ensino fundamental sem ter assegurado seu direito ao desenvolvimento
pleno de habilidades básicas em leitura e escrita, mas acredita que a
proposição não promove inovação legislativa para a alfabetização.
O assunto foi alvo de polêmica no Plano
Nacional de Educação (PL 8.035/10) em discussão na Casa. A Câmara dos Deputados
definiu como meta alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino
fundamental, ou seja, aos 8 anos. O Senado alterou a redação para alfabetização
até 8 anos durante os primeiros cinco anos de vigência do PNE; a idade de
alfabetização cai para 7 anos do sexto ao nono ano de vigência do PNE; e a
partir daí, a obrigatoriedade de alfabetização passa a ser até 6 anos.
No relatório que
tramita em comissão especial, a redação da Câmara foi retomada. O projeto deve
ser votado na comissão após a Semana Santa, e terá que passar
pelo plenário da Casa.
Autor:
Agência
Brasil
QUESTÕES PARA PENSAR
Notícia como esta, nos faz pensar e repensar sobre as Políticas
Públicas para a Educação Básica. Parece brincadeira, mas é verdade. A proposta
é que todas as crianças sejam alfabetizadas até aos 6 anos de idade.
·
O que significa ser alfabetizada nessa idade?
·
O que aconteceria com a Educação Infantil se essa proposta fosse
aprovada?
Algumas preocupações já se fazem presentes, dentre as quais
podemos destacar:
· Quando a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é aplicada no
início do ano letivo, necessariamente quem está sendo avaliada é a Educação
Infantil.
·
Quando se propõe que a criança seja alfabetizada até aos 6 anos de
idade, nos parece que estão querendo transferir para a Educação Infantil a
responsabilidade de alfabetizar as crianças.
Como podemos ver aos poucos e sorrateiramente o lócus da Educação
Infantil está sendo usado como antecipação de discussões que precisam ser
realizadas no tempo espaço do Ciclo da Alfabetização - 1o,
2o e 3o ano do Ensino Fundamental.
Discussões sobre:
·
A Qualidade da Educação Básica, bem como sobre a importância da
formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência crítica.
·
A qualidade dos trabalhos realizados no estudos do PNAIC - Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
·
A diferença entre a proposição - ler, escrever e contar com a proposição de formação de sujeitos leitores e produtores de textos com consciência
crítica.
·
A formação de sujeitos leitores e produtores de textos, num
processo de interlocução com os diferentes saberes: matemática, história,
geografia, ciências, artes, educação física, dentre outros.
·
O reconhecimento da criança/infância no percurso da alfabetização,
tendo em vista a importância de se levar em consideração as práticas sociais e
culturais infantis, no lócus do Ciclo da Alfabetização.
·
O papel da(o) Professora(or) Alfabetizadora(or) no processo de
ensino aprendizagem, bem como o seu reconhecimento enquanto sujeito de direito.
· Dentre outras.
Garantir a qualidade da alfabetização das crianças no Ciclo da
Alfabetização, deveria ser o foco da questão, e não as proposições de alfabetizar aos seis anos de idade, pois desta forma o foco passa a ser a Alfabetização na Educação Infantil e não no Ciclo da Alfabetização.
Pensemos
sobre tais questões.
Comentários
Postar um comentário
Inscreva-se no blog e receba as Notícias em primeira mão
Deixe seu comentário!