Reforma do Ensino Médio... O debate continua?!

De algum modo a Comunidade Escolar precisa participar de fato das discussões e encaminhamentos sobre a Reforma do Ensino Médio. Não é mesmo?


Um dos primeiros pontos a serem considerados é a importância da participação da Comunidade Escolar, inclusive e principalmente os(as) professores, estudantes e famílias.

Outra questão, dentre várias, é a coerência entre o que se propõe para o Ensino Médio com as Diretrizes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais: Ciclo de Alfabetização, 40 e 50 ano e Anos Finais: 60 ao 90 ano). Afinal o Ensino Médio e parte da Educação Básica.

Participação é um exercício cotidiano e uma conquista que exige esforço de todos e todas, por meio de debates e reflexões.

É com esse propósito que esse blog vem a público destacar algumas ideias, notícias e políticas públicas educacionais que precisam das nossas opiniões.

Acompanhando as notícias educacionais destaco a segue:

Estudantes, professores e entidades querem participar da reforma do ensino médio

Aprovada a reforma do ensino médio, o país deverá definir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai delimitar o conteúdo mínimo que os estudantes tem direito de aprender em todas as escolas. Estes são os primeiros passos para colocar em prática uma reformulação da etapa de ensino que concentra os piores indicadores educacionais. Como integrantes do sistema, estudantes, professores e movimentos sociais querem fazer parte das definições e demandam maior participação (...) Para o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, uma reforma do ensino médio deve levar em consideração a comunidade escolar, a valorização dos professores, um ambiente escolar adequado no que diz respeito à infraestrutura. "Para funcionar, precisa de um bom projeto político-pedagógico. Aproveitar a energia que surgiu nesse processo e fazer com que esse processo faça sentido. A maior parte das escolas define projetos de forma alheia à comunidade escolar. Isso não funciona. Daria mais resultado se revissem o processo de gestão da escola, incluísse professores e alunos na discussão". A Campanha é uma rede que reúne mais de 200 entidades civis voltadas para educação. (Agência Brasil)

Leia a reportagem completa Clicando Aqui

Autor: Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RODA DE CONVERSA - PEDAGOGIA INFANTIL

PALESTRA – Leitura: Aspectos Teóricos e Práticos