De Olho nos 100 primeiros dias da Gestão Educacional em seu município
Os primeiros 100 dias de gestão educacional precisam ser dias
de intensos debates, de avaliações diagnósticas e de proposições que de fato
consideram as vozes da Comunidade Escolar.
Como
está o seu município? Políticas Educacionais iniciadas na gestão passada
entraram no planejamento estratégico da Nova Gestão? Os(as) profissionais da
Educação estão inseridos(as) nas discussões voltadas para o Projeto Político
Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação? A quantas anda os princípios da Gestão
Democrática e Compartilhada? Quais questões sobre a participação estudantil
estão contempladas na gestão que se inicia? Essas e outras indagações precisam
ser feitas pela Comunidade Escolar em prol da garantia da continuidade das
Políticas Educacionais que estão em processo... Rumo a uma Educação Básica de
Qualidade.
Bem... Mas qual tem sido as
proposições da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação?
“Em 2017, novos prefeitos e suas equipes assumiram a gestão dos municípios. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve uma renovação de aproximadamente 75% dos prefeitos, o que, na prática, significa uma grande renovação político-administrativa na gestão das secretarias municipais de Educação. Os profissionais que passam a trabalhar nas secretarias muitas vezes conhecem a área, mas têm maior experiência com a sala de aula ou com a gestão de escolas do que com a gestão de redes de ensino. Outros têm experiência de gestão nas demais áreas da prefeitura, mas não, em específico, na área da Educação. Em todos os casos, eles têm a responsabilidade e o desafio de organizar a rede de ensino para o início das aulas e também de planejar a gestão para os próximos quatro anos” (UNDIME).
“Em 2017, novos prefeitos e suas equipes assumiram a gestão dos municípios. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve uma renovação de aproximadamente 75% dos prefeitos, o que, na prática, significa uma grande renovação político-administrativa na gestão das secretarias municipais de Educação. Os profissionais que passam a trabalhar nas secretarias muitas vezes conhecem a área, mas têm maior experiência com a sala de aula ou com a gestão de escolas do que com a gestão de redes de ensino. Outros têm experiência de gestão nas demais áreas da prefeitura, mas não, em específico, na área da Educação. Em todos os casos, eles têm a responsabilidade e o desafio de organizar a rede de ensino para o início das aulas e também de planejar a gestão para os próximos quatro anos” (UNDIME).
Fonte: Undime e Estadão
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