De Olho nos 100 primeiros dias da Gestão Educacional em seu município

Os primeiros 100 dias de gestão educacional precisam ser dias de intensos debates, de avaliações diagnósticas e de proposições que de fato consideram as vozes da Comunidade Escolar.


Como está o seu município? Políticas Educacionais iniciadas na gestão passada entraram no planejamento estratégico da Nova Gestão? Os(as) profissionais da Educação estão inseridos(as) nas discussões voltadas para o Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação? A quantas anda os princípios da Gestão Democrática e Compartilhada? Quais questões sobre a participação estudantil estão contempladas na gestão que se inicia? Essas e outras indagações precisam ser feitas pela Comunidade Escolar em prol da garantia da continuidade das Políticas Educacionais que estão em processo... Rumo a uma Educação Básica de Qualidade.

Bem... Mas qual tem sido as proposições da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação? 

“Em 2017, novos prefeitos e suas equipes assumiram a gestão dos municípios. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve uma renovação de aproximadamente 75% dos prefeitos, o que, na prática, significa uma grande renovação político-administrativa na gestão das secretarias municipais de Educação. Os profissionais que passam a trabalhar nas secretarias muitas vezes conhecem a área, mas têm maior experiência com a sala de aula ou com a gestão de escolas do que com a gestão de redes de ensino. Outros têm experiência de gestão nas demais áreas da prefeitura, mas não, em específico, na área da Educação. Em todos os casos, eles têm a responsabilidade e o desafio de organizar a rede de ensino para o início das aulas e também de planejar a gestão para os próximos quatro anos” (UNDIME).


Fonte: Undime e Estadão

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