A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM 2017: Implicações das cinco grandes metas do Plano Nacional de Educação
O
que as cinco grandes questões educacionais de 2017 têm a ver com a educação
integral?
Quais são as metas?
Primeiro objetivo da meta 1: Universalização
da Educação Infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade;
Primeiro
objetivo da meta 3: Universalização do atendimento escolar para
jovens de 15 a 17 anos de idade;
Meta 18: Plano de carreira
para os profissionais de educação;
Meta 19: Efetivação da gestão democrática da educação;
Meta 6: Educação
Integral
Conforme destaca João Marinho em Educação & Participação
“É
preciso lembrar que todos esses dados dialogam com o conceito de educação integral
e os desafios que ela se propõe no sentido de uma educação de qualidade e para
todos. “O atual Plano Nacional de Educação foi uma grande conquista da
sociedade brasileira e foi construído depois de um amplo processo de debates
que começou ainda em 2010, durante a Conferência Nacional de Educação, e
terminou em 2014, com a aprovação do Plano, depois de quatro anos de debates no
Congresso Nacional. Ele responde aos anseios da população brasileira e não pode
ser posto de lado, ainda que num contexto de crise, já que sua implementação é
um primeiro passo para garantir o crescimento sustentável e inclusivo no médio
e longo prazos. Justamente por isso, ainda que nenhuma das metas previstas para
2016 tenha sido plenamente cumprida, o momento demanda que a sociedade
brasileira reafirme seu compromisso com o futuro e se planeje para dar conta
das metas e estratégias previstas para 2024, estabelecendo, ainda que o plano
não preveja, metas intermediárias. É importante lembrar, inclusive, que muitas
metas cujos prazos de implementação eram 2016 não requeriam necessariamente o
aumento imediato do aporte de recursos, mas um processo de pactuação e de
planejamento”.
Leia o artigo completo
em Educação&Participação
- Reportagem de João Marinho.
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