A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM 2017: Implicações das cinco grandes metas do Plano Nacional de Educação

O que as cinco grandes questões educacionais de 2017 têm a ver com a educação integral?

Quais são as metas?
Primeiro objetivo da meta 1: Universalização da Educação Infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade;
Primeiro objetivo da meta 3: Universalização do atendimento escolar para jovens de 15 a 17 anos de idade;
Meta 18: Plano de carreira para os profissionais de educação;
Meta 19: Efetivação da gestão democrática da educação;
Meta 6: Educação Integral

Conforme destaca João Marinho em Educação & Participação

“É preciso lembrar que todos esses dados dialogam com o conceito de educação integral e os desafios que ela se propõe no sentido de uma educação de qualidade e para todos. “O atual Plano Nacional de Educação foi uma grande conquista da sociedade brasileira e foi construído depois de um amplo processo de debates que começou ainda em 2010, durante a Conferência Nacional de Educação, e terminou em 2014, com a aprovação do Plano, depois de quatro anos de debates no Congresso Nacional. Ele responde aos anseios da população brasileira e não pode ser posto de lado, ainda que num contexto de crise, já que sua implementação é um primeiro passo para garantir o crescimento sustentável e inclusivo no médio e longo prazos. Justamente por isso, ainda que nenhuma das metas previstas para 2016 tenha sido plenamente cumprida, o momento demanda que a sociedade brasileira reafirme seu compromisso com o futuro e se planeje para dar conta das metas e estratégias previstas para 2024, estabelecendo, ainda que o plano não preveja, metas intermediárias. É importante lembrar, inclusive, que muitas metas cujos prazos de implementação eram 2016 não requeriam necessariamente o aumento imediato do aporte de recursos, mas um processo de pactuação e de planejamento”.

Leia o artigo completo em Educação&Participação - Reportagem de João Marinho.

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