A Rede PCR: Plano de Carreira e Remuneração do Estado do Espírito Santo promove encontro com todos os municípios capixabas

Aconteceu hoje o encontro da Rede de Assistência Técnica Formativa para Elaboração com Adequação do Plano de Carreira e Remuneração do Estado do Espírito Santo.


Estavam presentes os(as) secretários(as) municipais de educação do Estado do Espírito Santo, bem como os(as) técnicos(as) das secretarias de educação, tendo em vista o seu papel na dinamização das discussões em seus municípios.

O objetivo do encontro foi discutir sobre a revisão do plano de carreira e remuneração dos profissionais da educação conforme destaca a meta 18 do Plano Nacional de Educação/PNE.

18 - Plano de carreira docente

Assegurar, no prazo de 2 anos, a existência de planos de Carreira para os(as) profissionais da Educação Básica e Superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos(as) profissionais da Educação Básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

Os municípios têm até 19 de abril para constituírem as comissões que farão as discussões e encaminhamentos das proposições para a construção da minuta de lei que deverá ser entregue ainda no final do ano corrente.

A secretária executiva da UNDIME/ES e coordenadora da Rede PCR: Plano de Carreira e Remuneração, Elania Valéria Monteiro Sardinha de Souza abriu o evento orientando sobre o cronograma de ação para 2017 e a organização dos polos de discussões.

A avaliadora Mônica Nickel da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Domingos Martins, chamou atenção para a importância do envolvimento de todos(as) ali presentes, bem como sobre a responsabilidade de cada município nessa trajetória que envolve a vida financeira de cada profissional.

Professora Ana Maria Louzada

Visando refletir sobre a importância da participação de todos os sujeitos implicados nas mudanças a serem feitas nos planos de carreira e remuneração, a professora Ana Maria Louzada (foto acima) proferiu a palestra intitulada Gestão Democrática: A importância de dialogar com os sujeitos num processo de construção coletiva das Políticas Educacionais, onde destacou o SENTIDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, evidenciando que “para serem ‘públicas’, é preciso considerar a quem se destinam os resultados ou benefícios, e se o seu processo de elaboração é submetido ao debate público.”

A professora Ana Maria salientou o sentido de gestão democrática chamando atenção para a ideia de que “uma GESTÃO de cunho democrático exige diálogo, ação coletiva com todos os segmentos representados". 

Enfatizou que na "Democracia Representativa, o posicionamento do representante é necessariamente o posicionamento do coletivo representado”. 

Destacou também que “A PARTICIPAÇÃO de todos e de todas é fundamental, tendo em vista que a representação só será legítima quando de fato representar as vozes do seu segmento”.


As discussões aconteceram no auditório da ESESP: Escola de Serviço Público do Espírito Santo, em Vitória/ES.



E-BOOK GRÁTIS
 Deseja receber o E-BOOK?
Clique Aqui para preencher o formulário



Conheça Também!
Portfólio : Compartilhando Experiências
E-artigo: Reflexões, Atualização e Aprofundamento Teórico e Prático


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DESAFIO DE EDUCAR NO CONTEXTO DE FALSOS TEMPOS ESPAÇOS VIVENCIADOS

POR QUE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO? Questões importantes que você precisa saber!