O LIVRO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Dia 27 de fevereiro é dedicado ao livro didático.

Milhões de estudantes se formam mergulhados nos dizeres dos livros didáticos, de modo que os discursos e as intenções dos autores têm implicações na formação ética, política e científica dos mesmos.

De acordo com a reportagem da Agência Brasil
“A autarquia investiu para este ano R$ 1,3 bilhão, para distribuir 157 milhões de exemplares para 32 milhões de alunos dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano), além de repor e complementar exemplares para os anos iniciais e para o ensino médio. A previsão para 2018, é de R$ 1,9 bilhão em investimentos”.
Como podemos ver são muitos estudantes que se apropriam dos conhecimentos e da ideologia que permeiam cada texto proposto nas diversas disciplinas que compõem os livros didáticos.

Por isso, é fundamental analisar o sentido de cada intenção e proposta que constam em suas páginas com vistas à garantia da formação de sujeitos com consciência crítica. Não podemos limitar as nossas aulas aos argumentos de um único autor.

E ainda, precisamos ficar atentos ao discurso do MEC.
“A coordenadora do FNDE afirmou que o livro didático não é pensado apenas para conteúdo pedagógico, mas a fomenta aprendizagem, induz o desenvolvimento da escrita e da leitura e democratiza o acesso à informação e cultura. 'Ele é pensado para difundir uma cultura nacional, trazer aspectos não só educativos, mas sociais, entendendo que o livro é o objeto de maior força pedagógica'”, disse.
Leia a reportagem completa Clicando Aqui!


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