Alfabetização - Resultados de avaliação orientam país sobre pedagogias mais apropriadas para evoluir
Com os dados da Avaliação Nacional de
Alfabetização (ANA), divulgados nesta quinta-feira, 17, o Ministério da
Educação tem um retrato dos problemas e sua localização para poder agir,
em conjunto com as redes municipais de ensino. “Esses dados, uma vez
entregues a cada rede de educação e a cada escola, vão indicar muito bem
aos responsáveis onde deve ser a intervenção pedagógica principal”,
afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em entrevista
coletiva, à tarde, para apresentar os resultados da aferição. “É por
isso que a avaliação não é tanto um ranking, não é uma ocasião de
punição, é uma orientação.”
Foram avaliados pela ANA, em novembro do
ano passado, 2.456.132 estudantes do terceiro ano do ensino
fundamental. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep), Chico Soares, destacou que, na escola, o foco deve
ser o aprendizado dos alunos. Os dados da ANA, segundo ele, oferecem um
importante referencial. “Esse é um dado de avaliação que pode impactar o
concreto da sala de aula”, disse. “Na educação, o que interessa é o
aprendizado — você pode ser melhor do que eu, desde que nós dois
aprendamos.”
A ANA de 2014 indica a necessidade de o
país evoluir nos índices de alfabetização dos mais de 20% dos estudantes
que estão no nível 1 (alunos provavelmente capazes de ler palavras com
estrutura silábica canônica, não canônica e ainda que alternem sílabas
canônicas e não canônicas) em leitura e matemática e dos 35% que ainda
não conseguem escrever textos. Os dados da avaliação confirmam a
influência de fatores alheios à escola no processo de
ensino-aprendizagem, principalmente a desigualdade social.
Painel — A divulgação do resultado da ANA marcou o lançamento do Painel Educacional do Inep,
por meio do qual todas as avaliações da educação básica realizadas pelo
instituto conterão informações consolidadas sobre o cenário educacional
nos estados, nos municípios e nas próprias escolas. Dentre outros, há
indicadores sobre o nível socioeconômico, a complexidade da gestão
escolar, esforço e formação docente. O painel contém ainda dados do
Censo Escolar, tais como estatísticas de matrícula, taxas de aprovação,
reprovação e abandono. E também apresenta os resultados da primeira
edição da ANA, realizada em 2013 para formar uma linha de base capaz de
permitir análises posteriores.
Participação — A ANA é
realizada nas escolas públicas que tenham, matriculados, estudantes no
terceiro ano do ensino fundamental. Em 2013, 55.836 escolas participaram
da avaliação. Em 2014, foram 49.791. A avaliação integra o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado pelos
governos federal, estaduais e do Distrito Federal e administrações
municipais. A meta central é assegurar que todas as crianças estejam
alfabetizadas aos oito anos de idade até o fim do terceiro ano do ensino
fundamental.
Confira aqui a apresentação dos resultados da ANA
http://portal.mec.gov.br
Leia Também!
Comentários
Postar um comentário
Inscreva-se no blog e receba as Notícias em primeira mão
Deixe seu comentário!