CURRÍCULO VIVIDO E PRESCRITO: Uma articulação necessária
QUESTÕES E REFLEXÕES!
Ana Maria Louzada
É importante organizar um currículo em que todos os sujeitos estudantes tenham o direito de se apropriarem dos conhecimentos fundamentais para a sua formação pessoal e profissional. Mas não podemos nos esquecer de pensar um currículo que promova a interlocução entre os conhecimentos cotidianos e os conhecimentos científicos, isto é, um currículo contextualizado que leve em conta as reais necessidades dos(as) estudantes.
É importante organizar um currículo em que todos os sujeitos estudantes tenham o direito de se apropriarem dos conhecimentos fundamentais para a sua formação pessoal e profissional. Mas não podemos nos esquecer de pensar um currículo que promova a interlocução entre os conhecimentos cotidianos e os conhecimentos científicos, isto é, um currículo contextualizado que leve em conta as reais necessidades dos(as) estudantes.
Nesse sentido, salientamos a importância de
reconhecer o currículo vivido (conhecimento cotidiano - práticas sociais e
culturais) como ponto de partida e de chegada, com vistas à garantia da
inserção dos sujeitos no tempo espaço em que vivem.
Sendo as práticas sociais e culturais o ponto de
partida, necessário se faz que os conhecimentos produzidos no cotidiano das
mesmas dialoguem com os conhecimentos científicos, isto é, com os conhecimentos
produzidos e sistematizados ao longo da história da humanidade, que devem
constar no currículo prescrito, de forma que os sujeitos/estudantes possam
retornar para as suas práticas sociais e culturais, bem como, para a sua
inserção no mundo do trabalho com consciência crítica.
Esse é o desafio!
Garantir a
implementação de um currículo contextualizado.
Um currículo que garanta a base nacional comum
(os conhecimentos científicos – produzidos e sistematizados ao longo da
história da humanidade), sem perder de vista a diversidade de conhecimentos
produzidos no cotidiano das práticas sociais e culturais, isto é, um currículo
que reconheça as reais necessidades de cada região e de cada comunidade.
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