A IMPORTÂNCIA DA INTERLOCUÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA
Já é sabido, que a
interlocução entre as escolas e as famílias, tem implicações no processo de
ensino aprendizagem dos estudantes. No entanto, observamos que essa relação
ainda precisa ser de fato vivenciada.
Vários estudos sobre a
referida temática vêm sendo publicado, com vistas a chamar atenção das
secretarias de educação, escolas, comunidades, famílias, bem como dos
estudantes em relação à corresponsabilidade de todos no sucesso escolar.
Dentre as diversas
discussões, destacamos a seguir uma reportagem que trata da responsabilidade da
família no modo como insere a educação escolar dos filhos à sua rotina, como
parte integrante do processo de educação familiar.
Vejamos:
Escola e família no
percurso da Educação
A divulgação do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) reforça a preocupação em relação à Educação no País,
mas, de maneira geral, traz dados que não causam surpresa. Os números reafirmam
questões que já estão em debate como financiamento, currículo, formação de professores
e por aí segue. Entretanto, vamos nos ater ao princípio de tudo: a relação
entre escola, família e comunidade para o desenvolvimento integral de crianças
e jovens.
Ao iniciar sua vida escolar, o aluno traz
consigo uma bagagem educacional que acumulou ao longo dos seus primeiros anos
de vida, tanto em casa como em seus mais diversos ambientes de convívio social.
A escola é mais um importante estágio nesse percurso, quando a atuação de
profissionais especializados se soma ao contexto familiar. Zelar pela qualidade
dessa relação é um desafio que traz responsabilidades a todos os envolvidos,
inclusive poder público, para que seja dada a devida importância aos estudos e
ao sentido da Educação como uma base estruturante, que traz benefícios para
toda a vida.
Para fazer sentido, a Educação precisa ser
incorporada à rotina familiar como um valor e vivenciada cotidianamente por
meio de ações simples como conversar com os alunos sobre suas atividades,
acompanhá-los nas tarefas de casa, arrumar o uniforme, garantir uma rotina de
estudo. À escola, por sua vez, cabe assegurar espaços e estratégias de
acolhimento das famílias, fazendo com que o diálogo com responsáveis e alunos
ocorra com naturalidade.
Diversas pesquisas confirmam os benefícios da
interação entre família e escola. Mas a pergunta é: quais fatores dessa
intervenção podem contribuir para melhorar o desempenho dos alunos, e de que
forma? Susan Sheridan, diretora do Centro de Pesquisa em Criança, Juventude,
Família e Escola da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos,
afirma que a atuação conjunta, desde que realizada com coerência e a devida
continuidade, amplia a conexão de crianças e jovens com o aprendizado,
melhorando o desempenho ao longo do tempo.
De acordo com o “Levantamento de estudos e
avaliações sobre aproximações entre escola e família”, realizado pela Fundação
Itaú Social, o envolvimento da família aumenta a percepção positiva dos alunos
em relação à escola e aos estudos, além de ampliar a percepção dos responsáveis
sobre a importância da formação de crianças e jovens, do acompanhamento e apoio
ao seu progresso.
Em Goiás, o Programa Coordenadores de Pais
vem sendo implementado em escolas das redes de Ensino Fundamental II e Médio
desde outubro de 2013. Em avaliação de impacto realizada recentemente,
constatou-se aumento de 6% no envolvimento das famílias com a rotina de
estudos, segundo a visão dos alunos. No período de um ano, houve ainda impacto
positivo de 4% na percepção dos responsáveis sobre o acolhimento das escolas em
relação às famílias.
Iniciativa da Fundação Itaú Social realizada
em parceria com redes públicas de ensino, o Programa estimula a participação
das famílias no cotidiano escolar. Com foco na criação de elos entre a escola,
a família e a comunidade, o profissional que atua como Coordenador de Pais, em
geral também um morador do bairro, desenvolve ações que auxiliam os
responsáveis a acompanhar e apoiar melhor o aprendizado dos filhos. Em
médio e longo prazos, os objetivos são a redução dos índices de absenteísmo,
evasão e indisciplina; aumento da participação dos familiares nas atividades
propostas pela escola e a construção de um ambiente mais acolhedor.
A avaliação realizada em Goiás, com a
iniciativa ainda em estágio piloto, irá gerar subsídios para o aprimoramento
das estratégias de aproximação entre família, escola e comunidade, que devem
considerar as especificidades da população de interesse (professores, alunos,
pais e comunidade). O programa precisa incentivar a participação ativa e de
forma conjunta da comunidade desde o desenho da ação, garantindo que esteja
adequado às suas reais necessidades e que considere os principais obstáculos
enfrentados por essa população.
Autoria: Tatiana Djrdjrjan
Fonte: http://educacao.estadao.com.br/blogs/de-olho-na-educacao/escola-e-familia-no-percurso-da-educacao
Acesso em 06/10/2016
PARA REFLETIR
- Como vem acontecendo a relação entre as escolas e as famílias em seu município?
- Como tem sido as reuniões escolares?
- Os modos como as famílias se relacionam com seus filhos têm sido ponto de pauta nos debates escolares?
- E o modo como as escolas se relacionam com as famílias?
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