CRIAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: Questões para Reflexões!

Charge do Lute
Charge do Lute
A Media Provisória nº 746/2016, que trata da reformulação do ensino médio, vem causando significativos debates, que precisam ser acompanhados por toda a sociedade brasileira: professores(as), pesquisadores(as), comunidades, famílias, estudantes e demais corresponsáveis pela educação básica.

Visando contribuir com esse debate, reflita sobre a reportagem a seguir...

O que o MEC nos fala?


Secretária executiva do MEC defende na Câmara MP do Ensino Médio para estimular aprendizado

O sistema educacional brasileiro precisa de mudanças urgentemente, de acordo com a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena de Castro. Prova disso, segundo ela, são as elevadas taxas de abandono do ensino médio e o declínio no desempenho dos alunos. “A escola não é atraente, não há motivação para o aprendizado”, afirmou Maria Helena, durante audiência pública sobre a reformulação do ensino médio, promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 4.

“O modelo atual é excludente”, observou a secretária. “Há pelo menos quatro anos não temos aumento de concluintes do ensino médio, as taxas de abandono são elevadas.”

O debate girou em torno da Medida Provisória nº 746/2016, que trata da criação do Novo Ensino Médio. O diretor institucional do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), Antônio Neto, defendeu a proposta, que segundo ele é fruto das discussões que vêm sendo realizadas há mais de 20 anos. “A ideia da MP foi para encerrar um debate que se arrasta no país há muito tempo. A partir dela, poderemos discutir uma base comum para o ensino médio”, afirmou.

Uma comissão mista para analisar a Medida Provisória será instalada no Congresso na manhã desta quarta-feira, 5, quando também serão indicados seus membros. A secretária executiva do MEC defende que a MP surgiu da ideia de “coroar um processo de debate intenso, muito acumulado” e que a medida é justificada pela urgência e relevância do tema. Ela afirmou que “a partir dessa medida, será possível discutir uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio que defina o que é, de fato, essencial aos jovens e garantir uma flexibilização no ensino. É uma proposta que visa promover mais equidade e igualdade”, garante.

Conheça a íntegra da Medida Provisória nº 746/2016

Autor: Assessoria de Comunicação Social 
Fonte: http://portal.mec.gov.br
Acesso em 05/10/2016 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER

Postagens mais visitadas deste blog

RODA DE CONVERSA - PEDAGOGIA INFANTIL

PALESTRA – Leitura: Aspectos Teóricos e Práticos