Criança: Produtora de Conhecimento, de Cultura e de História


Ana Maria Louzada

Conceber a criança produtora de conhecimento, de cultura e de história, significa reconhecê-la enquanto sujeito social e histórico, que se constitui no cotidiano das práticas sociais e culturais.

Sendo assim, necessário se faz romper com a ideia de que a criança é apenas filhote humano, ser que se resume em maturação biológica, um vir a ser em detrimento do que pode ser e fazer no tempo e espaço de ser criança.

As crianças precisam ser vistas como cidadãs, que produzem culturas e são nelas produzidas. Que têm um olhar crítico em relação às práticas sociais e culturais do adulto e que, na produção e objetivação da cultura infantil, vira pelo avesso a ordem das coisas, promovendo significativas reflexões com os seus “por quês”.

Esse modo de ver e conceber as crianças nos dá condições de entendê-las, nos permite ver o mundo a partir do seu ponto de vista, enfim, nos possibilita reconhecer as práticas sociais e culturais infantis, e, num intenso processo de interlocução, aprender com elas.

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