Pesquisadores de matemática opinam sobre texto preliminar
O debate acerca do texto preliminar da
Base Nacional Comum Curricular ganhou mais um reforço nesta
quarta-feira, 7. Em reunião no Ministério da Educação, técnicos da pasta
receberam as contribuições de professores e estudiosos de matemática
para dar prosseguimento à produção do texto final da Base. Os
especialistas têm a missão de apresentar um parecer crítico sobre o
texto preliminar.
O secretário de Educação Básica do MEC,
Manoel Palácios, reforça que ampliar a discussão com conhecedores da
área é fundamental para produzir uma base amparada em grande
entendimento nacional sobre as finalidades e os objetivos da educação
básica. “Os estados e municípios estão se organizando para fazer
contribuições para a base, além de professores e secretarias de
educação. Temos também as sociedades científicas mobilizadas com essa
participação. Esse é apenas um canal a mais em que nós vamos receber
pareceres individuais de pessoas de relevância em cada área,
manifestando as suas sugestões para o MEC.”
No último dia 30, a Secretaria de
Educação Básica (SEB) já havia aberto um canal amplo para o recebimento
de sugestões, acessível a todos os brasileiros. Por meio do portal Base Nacional Comum Curricular,
as redes de ensino ou movimentos e organizações da sociedade civil
podem enviar suas contribuições, sejam elas individuais ou coletivas, de
caráter geral ou pontual por tema.
A professora e doutora Iole de Freitas
Druck, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São
Paulo (USP), avalia que os professores das redes de ensino de todo o
país também deveriam se envolver e opinar sobre o assunto. “É importante
a colaboração de todo mundo, e principalmente das pessoas que, além de
ter domínio, conhecimento específico, tenham experiência com a escola,
com formação de professores, com as dificuldades que a escola tem. Eu
acho que o fundamental era conseguir colocar nessa discussão todos os
professores em cada escola desse país”, opinou.
O texto preliminar
da Base Nacional Comum Curricular propõe uma discussão nacional sobre
os componentes curriculares da educação básica. Ela está sendo redigida
por representantes de 35 universidades e dois institutos federais de
educação, ciência e tecnologia; professores das redes públicas estaduais
dos 26 estados e do Distrito Federal, indicados pelas secretarias
estaduais de educação, e gestores das redes públicas estaduais, também
indicados pelas secretarias.
Autor: MEC
http://portal.mec.gov.br
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